terça-feira, 8 de outubro de 2013

Maca, Lúcuma e Cacau cru - três Super Alimentos

Confesso que sou uma apaixonada por alimentos saudáveis, evito farinhas brancas e refinadas, alimentos processados, leite de vaca e derivados lácteos, açucares refinados, gorduras animais, carnes vermelhas, carne de porco e derivados. Não quer dizer que uma vez ou outra não os consuma, cá em casa as preferências são muito variadas!
Mas hoje vou falar de três alimentos que considero verdadeiramente saudáveis e que agora consumo diariamente!




Encontram-se todos à venda nas Lojas Celeiro.

MACA


Para quem necessita de um shot de energia, a maca é o ingrediente secreto perfeito para adicionar a um batido proteico ou aos cereais da manhã. A maca é um alimento vigorante e recuperador, essencial para quem tem uma actividade física intensa ou um desgaste de energia física ou mental grande.
A maca é uma raiz originária do Peru, que cresce a cerca de 10 mil pés acima do nível da água e a composição desta raiz milenar está cheia de vitaminas e minerais.
A maca é uma proteína completa, capaz de fornecer todos os aminoácidos essenciais, que o nosso corpo não consegue fornecer. Contém cálcio, ferro, magnésio, sódio, potássio e fósforo, além das vitaminas C, E, B1 e B2, sendo um suplemento alimentar essencial para quem pretende ganhar massa muscular.
O seu sabor rico e intenso da maca combina bem com o cacau , outro super alimento, podendo tornar-se uma opção de batido pós treino de ginásio. ( substituto saudável ao açúcar/dextroxe/Maltodextrina )
A maca é um super alimento adaptogéno, o que significa que se adapta às necessidades do corpo, permitindo uma melhor resposta do corpo aos factos externos, como a ansiedade, o stress e lesões físicas.
Outra propriedade da maca é a sua capacidade para regular as hormonas, não contém hormonas, mas encoraja o corpo a produzir ou a reduzir o seu número de hormonas, nutrindo as glândulas (o hipotálamo ou a glândula pituitária)
As qualidades adaptogénicas da maca permitem regular os valores, aumentando a produção de hormonas ou reduzindo, à medida da necessidade do corpo.
Outros factores que tornam a maca um super alimento são:

  • A maca é um dos maiores afrodisíacos naturais
  • A maca aumenta os níveis de fertilidade, aumentando a contagem de esperma, melhora a funcionalidade sexual e aumenta a libido
  • A maca é um alimento completo e como qualquer alimento completo não tem limites no seu consumo, a moderação é a palavra-chave.
  • Para as mulheres na menopausa a maca tem um efeito positivo, aumenta a libido e alivia os sintomas de depressão e ansiedade.
  • A maca ajuda a aliviar as dores de cabeça, regulando os níveis de estrogénio e progesterona no corpo.
  • A maca reforça o sistema imunitário
  • A maca tem efeitos antidepressivos
  • A maca é um super alimento carregado de nutrientes e quando incorporada numa dieta saudável a maca tem muitos benefícios. Actualmente já se encontra no mercado algumas opções de maca na sua forma pura, ou adaptadas às necessidades de cada um.
  • Hoje podemos encontrar maca em muitas lojas e ervanários, bem como adquirir online. Pó vendido em cápsulas, na maioria dos casos, muitas vezes pode ser encontrado sob a forma de farinha. O efeito é dito ser o melhor quando tomado regularmente. Ele pode ser adicionado aos alimentos como sopas, batidos ou assados​​.


Sugestão de batido proteico revigorante com maca
(ideal para tomar como parte do pequeno almoço, antes e depois de fazer exercício, ou como substituto de 1 refeição em regimes de perda de peso)

250ml leite vegetal (soja, arroz, aveia, cânhamo, amêndoa..)
1 colher de sobremesa de Maca
1 colher de sobremesa de Cacau cru
1 colher de café de Lúcuma
1 banana
1 punhado de frutos vermelhos (morangos, mirtilos, amoras, framboesas…)

Misturar todos os ingredientes na liquidificadora durante 1 minuto.


Fonte: sociedadevegan.com


LÚCUMA






Lúcuma: Usos e propriedades
  • Contribui para aumentar o nível de hemoglobina no sangue.
  • Rica em niacina ou vitamina B3, estimula o sistema nervoso a funcionar adequadamente.
  • Lúcuma é um energético natural extraordinária que proporciona vitalidade para desenvolver as atividades diárias normais.
Lúcuma: Definição

Lúcumo cujo nome botânico é Lucuma obovata HBK é uma fruta nativa da região andina. Nesta área ainda são ecótipos Lúcumo que crescem selvagens no Peru.

De acordo com os cronistas e historiadores, o uso de vezes antes lúcuma vem do Incas (império Inca), o mesmo que é evidente nas imagens moldadas em vasos da cultura Mochica, o mesmo que foi desenvolvido na costa norte do Peru. Isto corrobora um uso ancestral como parte da dieta nessas e em outras populações que se instalaram em cidades da costa e as montanhas do Peru.

Esta deliciosa fruta que nos deixaram as culturas pré-Inca contribui para aumentar o nível de teor de ferro da hemoglobina, é energizante e rico em niacina, ou vitamina B3, estimula o funcionamento do sistema nervoso, que é um aliado contra a depressão .

Seu fruto é rico em fibras, ferro, caroteno, um alimento de alta energia que é consumido fresco e é usado até mesmo para fazer deliciosos sorvetes, sobremesas, cocktails e apresentações intermináveis. Actualmente é muito utilizados pelos mais conceituados Chefes, pelo seu sabor muito semelhante à baunilha.
Lúcuma Farinha

Tem uma boa quantidade e qualidade da polpa, que é processado, secos e em pó para alimentação como tempero ou um material em bruto para o fabrico de outros produtos finais, conseguindo satisfazer a procura do mercado em momentos em que não há de fruta fresca.

Lucuma finamente moído é pó amarelo, doce com uma textura áspera de ouro. Polpa de lúcuma foi industrializado na forma de farinha, usada em sorvetes, bolos e doces (pudim, merengados, pudim, creme e mingau, sorvete, etc), principalmente.
Lúcuma: Propriedades Medicinais

Lúcuma é recomendado para a depressão, para o seu elevado teor de vitamina B3 ou niacina, a qual facilita o metabolismo da proteína e processo de produção de energia.

Estudos recentes confirmam que esta vitamina ajuda a reduzir o colesterol e triglicérides no sangue, por isso é vital para o tratamento de várias condições médicas, especialmente obesidade e cardio vasculares.

O caroteno pode reduzir as chances de ataques cardíacos e aumenta a eficiência do sistema imunitário.
Lúcuma: conteúdo nutricional

Os produtos frescos é a polpa da fruta (mesocarpo casca livre e sem sementes), com seu valor original de água, sem sofrer qualquer método de processamento.

Lúcuma tem um alto valor nutritivo, é uma boa fonte de carboidratos, ricos em minerais e vitaminas

Componentes
%
Polpa
69-82
Concha
7 a 15
Pele
2-3
Semente
8 a 14

Valor nutricional de 100 gr. polpa fresca Farinha Lucuma 

Componente
Unidade
Polpa fresca
Farinha
Água
g
72,3
9.3
Calorias
Cal
99
329
Proteínas
g
1.5
4
Fibra
g
1.3
2.3
Lipídios
g
0.5
2.4
Cinza
g
0,7
2.3
Cálcio
Mg.
16
92
Fósforo
Mg.
26
186
Ferro
Mg.
0.4
4.6
Caroteno
Mg.
2.3
0
Tiamina
Mg.
0.01
0,2
Niacina
Mg.
1,96
----
Ac.Ascórbico
Mg.
2.2
11,6
Riboflavina
Mg.
0,14
0.3

 Fonte: inkanatural.com

CACAU CRU




Cacau Cru, é ingrediente principal do famoso e adorado por (quase) todos nós Chocolate, é considerado por muitos o alimento mais completo do planeta, com uma enorme presença de antioxidante flavonoides, muito mais completo do que o vinho tinto e o chá verde, também considerados como uns dos melhores alimentos do planeta. Assim, é possível ingerir todo o tipo de propriedades rejuvenescedoras que o chocolate possui, sem a presença do açúcar, leite, químicos e aditivos, tornando-se assim uma melhor ingrediente e com um efeito muito mais elevado.
A presença do Cacau Cru na civilização é bastante antiga e dada a sua enorme importância para os seres humanos, no tempo dos Maias e dos Astecas era usada como moeda de troca. Sendo que foi a partir daí que esta começou a ter uma forte presença na alimentação humana, sendo referenciada muitas vezes como um bem alimentar essencial para uma dieta rica e equilibrada. É igualmente importante destacar que as suas propriedades medicinais são bastante dispersas, sendo elas: afrodisíaca, diurética, estimulante cardíaco, nutritivo, entre outras.
O mais natural é a ingestão do cacau cru em forma de semente, até porque é nesta condição que as suas características mais se destacam, já que é uma forma fonte de magnésio (considerada por muitos a fonte mais alta de todas), ajuda a manter a concentração e o estado de alerta do próprio ser humano, ajuda igualmente a manter o sangue saudável dado a quantidade de ferro que possui, usada por muitos pela sua característica de anti envelhecimento dada a sua concentração de antioxidantes, possui uma boa quantidade de ácidos essenciais ómega 6, é uma excelente forma de reprimir a vontade em excesso de comer (sendo assim bastante usada por quem pretende perder peso) e ainda faz o ser humano sentir-se feliz e muitas vezes é colocado lado a lado com os atos românticos.
Existem muitas formas de ingerir o cacau, no entanto na maior parte delas as suas propriedades especiais são destruídas através do seu cozimento, daí que o cacau cru é muito mais aconselhado, dado que é ingerido na sua forma natural: cru. Assim, poderá comprar o cacau cru na maior parte dos hipermercados ou mesmo em casas de produtos naturais, sendo que a sua ingestão pode ser feita diretamente do pacote (como se fosse um aperitivo), em conjunto com os seus cereais de pequeno-almoço, ou nas saladas de fruta. No entanto, dado que o cacau tem uma forte presença de cafeína na sua composição, pode ser considerado viciante ou agravar os seus problemas de insónias, logo é necessário que faça um acompanhamento médico para a ingestão adequada de cacau cru no seu organismo, sem que isso prejudique a sua saúde e possa retirar todos os benefícios possíveis.
Ao contrário do que se possa pensar, pelo facto do cacau fazer parte da composição do chocolate, o cacau cru é uma excelente ajuda para quem deseja perder peso. Principalmente porque tal como sempre se soube que a ingestão do chocolate garante um estado de euforia nos minutos seguintes, sendo assim uma excelente forma para se sentir rejuvenescida e com mais força de vontade para atingir um objetivo que se auto-propôs.
No entanto, tal como acontece com as outras plantas medicinais, a ingestão de cacau cru deve ser acompanhada por um profissional especializado na área que deverá aconselhar não só os melhores momentos do dia para o fazer, como também a quantidade desejada. Até porque a ingestão deve ser feita de acordo com o seu próprio organismo e as suas intenções, sendo muito mais fácil de conseguir bons resultados com o acompanhamento profissional.

Fonte: plantasnaturais.net

4 comentários:

  1. Amei este teu artigo querida:)

    é tão bom ver o teu blogue:)

    Não conhecia estes produtos vendidos no celeiro mas vou la brevemente pois adorei estas tuas alternativas ao pequeno almoço;) beijoca grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembrei-me logo de ti, achei que ias gostar, os resultados são fantásticos!!!
      Beijinho grande

      Eliminar
  2. Muito obrigada pela partilha! Estou a fazer o mesmo :) alimentação saudável! Beijinhos

    ResponderEliminar